Projeto PLENITUDE do Ser

Tem como foco o desenvolvimento integral dos participantes, por meio de uma abordagem sistêmica que contempla as dimensões que compõem o ser humano: ambiental; cognitiva; emocional; espiritual; estética; financeira; física; profissional e social.

Público-alvo

Estudantes de escolas públicas, com faixa etária entre 15 a 18 anos. O projeto atende, preferencialmente, alunos moradores da periferia de Goiânia e cidades circunvizinhas, com perfil de baixa renda, em situações de risco ou vulnerabilidade social. Para ter efetividade, a mudança vivenciada pelo participante deve ser, também, possibilitada para as pessoas que participam de seu vida e, por isso, além de atender os alunos, o Projeto desenvolve, também, ações com os responsáveis pelos alunos, educadores das escolas onde os alunos estudam.

Benefícios do Projeto

• Desenvolvimento integral, como ser humano (ambiental; estética; física; cognitiva; emocional; espiritual; financeira; profissional e social);

• Prática de artes marciais (kung fu, jiu jitsu, boxe, muay thai);

• Desenvolvimento de habilidades/competências que auxiliarão o participante a ampliar suas potencialidades em sua vida estudantil, profissional e pessoal;

• Experiência de conexão com profissionais que se dedicam à tarefa de auxiliar pessoas a se desenvolverem e atingirem sua PLENITUDE;

• Possibilidade de atendimento médico, odontológico e psicológico (por meio das abordagens da psicologia e da filosofia clínica);

• Apoio aos alunos no atingimento de metas que estabelecem ao longo do projeto, por meio da abordagem do coaching;

• Doação de cestas de alimentos para as famílias dos alunos que necessitam desse tipo de ajuda;

• Doação de livros e materiais didáticos para os alunos, como forma de estimular e incentivar a continuidade e o gosto pelo estudo.

Todas as despesas com a execução do Projeto Plenitude (lanches, almoços, material didático, livros, cestas básicas, atendimento psicológico, médico e odontológico e deslocamentos/viagens, quando necessários) são custeadas pelos voluntários que coordenam e participam do Projeto. A contrapartida do aluno é estudar, fazer as tarefas propostas durante o Projeto e multiplicar o que aprendeu para outras pessoas de seu convívio social e familiar.

Metodologia

Os conteúdos são abordados de forma teórica-prática-vivencial a partir de uma visão transdicisplinar e sistêmica, com a utilização de trabalhos em grupo, exposição dialogada, compartilhamento de experiências, de práticas profissionais e pessoais, vivências literárias e técnicas de jogos e vivências grupais.

Conteúdo Programático
• Autoconhecimento (vivências e aplicação de assessments);

• Corporeidade e e expressões estéticas corporais

   (danças, música, pintura, teatro);

• Defesa pessoal (autocontrole e ética na defesa pessoal);

• Educação Financeira;

Elaboração de Projeto de Vida;

Empreendedorismo;

• Filosofia Clínica;

​​Formação e mudança de hábitos;

• Gestão do Tempo;

• Inteligência emocional e agilidade emocional (Assertividade; Gestão de conflitos; Resiliência);

• Liderança e trabalho em equipe;

• Meditação e técnicas de respiração;

​​Oratória e técnicas de comunicação;

​​Oficina de Redação e expressão escrita;

​​Pensamento Sistêmico;

​​Preparação para o mercado de trabalho;

• Psicologia Positiva;

Vocação e orientação profissional.

Como atuar como Voluntário do Projeto

1) Auxílio no transporte dos alunos;

2) Doação de livros;

3) Doação de cestas básicas / alimentos para compor cestas básicas;

4) Doação de lanches para os alunos:

5) Atuação como padrinhos-anjo / madrinhas-anjos: pessoa que, durante o projeto, acompanhará e dará apoio ao aluno durante sua participação no projeto.

Observação: não aceitamos doações em dinheiro. Para contribuir com o projeto, é necessário a participação, envolvimento e comprometimento com ações pessoais.

Caso tenha interesse em atuar como voluntário, envie o e-mail abaixo: